Madeira Ecologica

Quem nunca sonhou com uma casa que una versatilidade, praticidade e modernidade? Ou então com um espaço que combine a cena urbana com a atmosfera rústica? Tudo isso envolvido em um processo altamente sustentável. Um novo conceito na decoração de ambientes internos e externos chega para incrementar os lares urbanos, propriedades rurais e vertentes da construção civil. Produzida com rejeitos industriais a Madeira Plástica é considerada um produto inovador no mercado. O material respeita o meio ambiente e é 100% ecológico. Sua produção começa a partir da captação de vários tipos de plásticos retirados do meio ambiente, que são processados e pigmentados para chegar a um novo produto, com características semelhantes ou idênticas à madeira.

Do campo à cidade, a madeira plástica vem conquistando clientes de vários centros. Isso porque, uma de suas vantagens está justamente na forma de utilização. O portfólio de produtos fabricados com o material é amplo: bancos, decks, assoalhos, pallets, palanques, pergolados, cercas, comedouros, placas de sinalização entre outras variedades de peças. No show room das lojas especializadas, a busca pelo produto aumenta. Em Ponta Grossa, uma das lojas viu as vendas desse material crescerem no último ano. “Percebemos que os consumidores estão se abrindo mais para as opções de produtos alternativos. Temos aqueles clientes que optam pelo artigo como acabamentos de decks, piscinas e saunas, mas também produtores rurais que usam no campo”, destaca a empresária Paola Mirele Tochinski.

Apontada como uma tendência, a madeira plástica aos poucos vem substituindo o uso da madeira tradicional em várias funções. A durabilidade do produto e a sua resistência à corrosão somam-se na escolha do consumidor no momento da compra. Não bastasse também todo o processo sustentável, a tecnologia aplicada pelos fabricantes isenta o material de reter umidade e é imune a pragas e fungos. “Isso é também um grande diferencial, pois exime o consumidor de gastar com impermeabilização e também com a manutenção do produto”, frisa Paola, destacando que o custo para manter a madeira plástica é nulo.

Muito utilizada em países da América do Norte, a madeira ecológica ganha espaço também nos projetos de arquitetos e designers. “No início encontramos certa resistência dos profissionais por não conhecerem o produto. No entanto, o cenário está mudando visto a aceitação da madeira plástica no mercado”, revela Gilmar Tochinski, diretor do grupo.

O padrão Itaúba, é o exemplo de arquétipo fiel da madeira tradicional. Segundo ele, quem já viu confundiu o produto sustentável com a madeira comum. Outra curiosidade é que, diferente do que ocorre com a madeira proveniente da natureza, a madeira plástica não sofre variações de tonalidades.

Quem investiu no produto aprovou. Ivo Cogo é proprietário de um hotel em Porto Barreiro, cidade a aproximadamente 290 quilômetros de Ponta Grossa. Ele utiliza a madeira ecológica há cerca de três anos. Sobre o produto é enfático: “Um espetáculo”, dispara. O empresário conta que resolveu substituir a madeira tradicional pela plástica por conta da utilidade do produto. “Além de não agredir o meio ambiente, não há custo de manutenção e sua vida útil é infinitamente superior se comparada ao da madeira comum”, explica. Hoje o hotel no interior do Paraná conta com bancos e trapiches sustentáveis. Com tantas vantagens, a madeira plástica tem tudo para preservar o ecossistema, ganhar o mercado e conquistar ainda mais consumidores.

×