Os processos de construção e reforma da casa estão cada vez mais práticos e econômicos. Além do método tradicional de alvenaria, com tijolos e blocos de concreto, é possível realizar grandes reformas por meio da técnica de gesso acartonado, mais conhecida como Drywall.
O arquiteto César Augusto Pasquini, consultor da Telhanorte, esclarece as principais diferenças e vantagens de cada uma das técnicas, visando auxiliar o consumidor na hora da escolha do processo construtivo.

1. Drywall:

 

Esta técnica consiste em construções com placas de gesso que se encaixam por meio de uma estrutura metálica. Além de ser um tipo de obra prática e limpa, pois não utiliza argamassa, areia ou cimento, o Drywall confere mais espaço em cômodos menores. “Por possuir uma espessura menor em comparação com os blocos de alvenaria, é uma boa alternativa para compor divisórias internas, promovendo um ganho de aproximadamente 5% de área útil, conferindo mais espaço ao ambiente“, explica César.

Ao optar pelo método Drywall, o especialista adverte sobre a importância da mão de obra especializada, caso contrário, a estrutura da parede pode ser comprometida. “As paredes de gesso não são indicadas para quartos e outros ambientes onde o morador necessite de silêncio, pois sua estrutura é oca e, por isso, não possui isolamento acústico”, esclarece o arquiteto.

2. Alvenaria:

O método de alvenaria é realizado com tijolos ou blocos de concreto assentados com argamassa, recebendo o reboco após a estrutura pronta. Por possuir diversas etapas que demandam tempo de secagem, a técnica de alvenaria é mais demorada e gera uma quantidade de resíduos maior em comparação com as paredes de gesso.
No entanto, César ressalta que esse tipo de construção é mais resistente aos impactos e é ideal para isolamento acústico e térmico. “Mesmo que o cronograma previsto se estenda, muitas pessoas ainda preferem o método de alvenaria pela solidez da obra. No Drywall, móveis e objetos mais pesados não podem ser fixados. Já nas paredes de alvenaria, isso não é problema“. Além disso, a busca por profissional para realizar o trabalho é mais fácil em comparação com os profissionais especializados.
Com relação ao custo de cada técnica, César explica que o cliente deve avaliar toda a obra para verificar a diferença de custo entre os dois métodos. “Geralmente, o custo do Drywall é mais elevado. Porém, o seu tempo de execução é mais rápido. Já na alvenaria, os materiais e a mão de obra são mais acessíveis, mas o seu tempo pode ser prolongado, gerando mais custos”, conclui o arquiteto.

×